Cursos >
Graduação EAD >
Licenciatura >
Ciência da Computação
Duração: 3,5 anos
Proposta do Curso
O Curso de Licenciatura em Computação busca contribuir com as demandas da sociedade em sua área de atuação, prioritariamente educacional, bem como para o desenvolvimento sustentável da região e do país, formando profissionais aptos à pesquisa, à gestão, ao desenvolvimento, ao uso e à avaliação de tecnologias da informação aplicadas nas organizações. Seu objetivo geral é formar professores licenciados capazes de atender às diferentes demandas profissionais pertinentes à área, com uma visão crítica, criativa e inovadora, através de uma sólida formação.
Mercado de Trabalho
Os cientistas da computação elaboram programas de informática, criando desde ferramentas simples até programas complexos. Eles atuam analisando necessidades dos usuários, desenvolvendo softwares e aplicativos, trabalham em equipes de criação e instalam sistemas de computação. Também prestam assistência e manutenção a redes de computadores e a conexões com a internet.
Diferenciais Competitivos
O Curso de Licenciatura em Ciência da Computação tem como objetivo principal formar educadores e educadoras, profissionais cidadãos e cidadãs, com domínio dos conteúdos específicos e pedagógicos, dotados de uma sólida base humanista, capazes de contribuir, por meio de sua atuação educacional, para o desenvolvimento social e econômico.
Objetivo Geral:
Capacidade de conhecer os objetivos das organizações, compreender as atividades das empresas e seus problemas administrativos, econômicos e estruturais. Capacidade lógica/matemática dedutível e de adaptação e desenvolvimento de habilidades que o mantenham em condições competitivas no mercado.
Objetivos Específicos:
Os objetivos específicos do Curso de Licenciatura em Ciência da Computação caracterizam-se em:
Propiciar ao corpo discente uma formação multidisciplinar, integrando as áreas de Computação, Matemática e Educação, qualificando o profissional e a profissional no ensino e na aplicação da tecnologia nos diversos níveis do ensino formal e não formal, inclusive atendendo às demandas da educação inclusiva.
Capacitar o profissional e a profissional para a reflexão e sensibilização sobre a inserção da computação nas diferentes modalidades da educação e níveis de formação, possibilitando o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar com profissionais que poderão ter na computação uma ferramenta de apoio pedagógico, potencializando a divulgação do conhecimento e o aprendizado nas diversas áreas.
Formar educadores e educadoras para a disseminação da computação na sociedade, a partir da inserção desse conhecimento como um fim, por meio do ensino em ambientes formais, não formais e nas empresas em geral.
Matriz Curricular
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
ACE - SUSTENTABILIDADE |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
ANTROPOLOGIA CULTURAL |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
ARQUITETURA DE COMPUTADORES E HARDWARE |
PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
ACE - INCLUSÃO |
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS |
PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET |
ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO |
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO |
DESENVOLVIMENTO WEB JAVASCRIP E FRAMEWORKS |
ELEMENTOS DE UMA REDE |
ENGENHARIA DE SOFTWARE: ANÁLISE DE REQUISITOS |
ACE - CULTURAL |
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS |
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS |
MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS |
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE COMPUTAÇÃO |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
ACE - VOLUNTARIADO |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
Entre em contato com o Polo desejado