Cursos >
Graduação EAD >
Licenciatura >
Música
Duração: 4 anos
Proposta do Curso
O curso de Música EAD da Unifatecie, prepara profissionais capacitados para a docência em diferentes vertentes educacionais. Seja na educação básica, organizações não governamentais, escolas especializadas em música, corais, instituições sociais entre outros espaços educativos. Podemos acrescentar que o curso de licenciatura em Música é voltado à formação de professores de música, os quais devem criar, propor, desenvolver e ensinar atividades ligadas à área. Os professores podem dar aulas teóricas e práticas, de várias áreas ligadas a música.
O professor deve ter um papel de mediador, incentivador, visando o desenvolvimento do conhecimento, da percepção, da sensibilidade musical, artística e estética, de domínio instrumental, vocal e de regência. Assim, podemos afirmar que a graduação de licenciatura em música fornece uma formação necessária para desenvolver a profissão, o ensino e a pesquisa na área.
Mercado de Trabalho
O graduado no curso de licenciatura em Música pode trabalhar em escolas da educação básica, em escolas específicas de música, conservatórios corais, instituições sociais entre outros espaços educativos, bandas e fanfarras, entre outros. Vale ressaltar que essas aulas podem ser ministradas tanto presencialmente como a distância. Podemos salientar que o mercado de trabalho para o profissional de Música abrange orquestras, rádios, estúdios de gravação, produtoras e clubes.
Além de trabalhar em instituições, o músico pode atuar como freelancers, tocando em restaurantes, bares, pubs e outros locais que oferecem lazer e entretenimento.
Diferenciais Competitivos
O curso de licenciatura em Música tem como objetivo habilitar profissionais aptos a atuar na educação básica, em organizações não governamentais, escolas especializadas em música, corais, instituições sociais entre outros espaços educativos. Também pretende viabilizar a pesquisa científica em música visando a criação e difusão da cultura musical e seu desenvolvimento. Assim, o profissional da área de música deve ser um profissional capaz de interagir com a sua comunidade local com vistas a transformação de qualidade de vida na perspectiva dos princípios musicais e culturais. Não esquecendo da produção científica, desenvolvendo o campo musical em várias vertentes.
Matriz Curricular
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
ASPECTOS GERAIS DO ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - SUSTENTABILIDADE |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
SOCIOLOGIA GERAL |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - INCLUSÃO |
FILOSOFIA DA ARTE |
ANTROPOLOGIA |
LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS |
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES |
EDUCAÇÃO EPECIAL E INCLUSIVA |
HISTÓRIA DA MÚSICA |
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - CULTURAL |
EDUCAÇÃO MUSICAL E ESCOLA |
MUSICALIZAÇÃO INFANTIL |
INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO |
PROCESSOS AVALIATIVOS |
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV |
TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL |
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA |
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - VOLUNTARIADO |
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV |
TEORIA E PERCPÇÃO MUSICAL |
PRÁTICA CORAL |
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV |
NOÇÕES BÁSICAS DE CANTO |
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV |
INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
Entre em contato com o Polo desejado