Cursos >
Graduação EAD >
Licenciatura >
História – 2ª Graduação [NOVO]
Duração: 1 ano
Proposta do Curso
Bem-vindo(a)! É com grande satisfação que apresentamos o Curso de 2° GRADUAÇÃO HISTÓRIA, na modalidade a distância, conferindo o título de Professor de História. Vale ressaltar que este curso é de exclusividade para quem já possuí uma graduação na licenciatura.
Temos como objetivo atender a você que deseja uma formação de qualidade. Assim, desenvolvemos uma proposta de ensino e aprendizagem composta por diferentes processos e práticas para sua formação. Para isso apresentamos as informações sobre seu curso Superior de Segunda graduação em História.
Por meio de nosso Projeto Pedagógico, buscamos oferecer a você estudante uma formação de qualidade por meio de uma sólida formação técnica e científica, com o intuito de torná-lo(a) um(a) profissional com competências para compreender e desenvolver atividades de forma interdisciplinar.
Buscamos desenvolver uma proposta de ensino e aprendizagem em que o estudante tenha conhecimento de todas as ferramentas e atividades que envolvam sua atividade profissional, com o objetivo de formá-lo para atuar em diferentes segmentos do mercado.
Nesta fase inicial de sua trajetória é necessário que você compreenda a organização do seu curso pelos quais seu estudo e seus compromissos acadêmicos serão cumpridos.
Portanto, apresentamos neste Guia do Curso, o funcionamento do curso e suas especificidades. Pela leitura atenta e necessária esperamos que você possa obter dicas importantes para um processo acadêmico de qualidade.
Estamos muito felizes com sua presença e participação em nossa instituição e esperamos construir juntos com você um excelente curso superior.
Mercado de Trabalho
Conhecer o mercado de trabalho do curso de Licenciatura em História é de extrema importância para escolha dessa formação. Pois existem inúmeras possibilidades para sua atuação. O mais importante é conhecer algumas áreas para poder se realizar profissionalmente. Vamos conhecer algumas?
Analista ou colunista de meios de comunicação: Tornar-se analista, comentarista, colunista de vários meios de comunicação, como rádio, Tv, revistas, jornais e Websites.
Elaboração de materiais didáticos: Atuar na produção de materiais didáticos para instituições de diferentes modalidades na área da história.
Ensino: Lecionar com autoridade científica em escolas do ensino fundamental, médio e superior.
Gestão de documentos e coleções: Atuar na gestão de documentos em museus, exposições, galerias, arquivos, órgãos públicos e ambientes de patrimônio cultural ou histórico.
Historiografia empresarial: Resgatar a história de empresas privadas, orientar campanhas publicitárias, entre outros.
Preservação do patrimônio histórico: Preparar, selecionar, identificar e organizar documentos históricos para acervos de museus e de centros de documentação.
Enfim, podemos afirmar que o mercado de trabalho para o licenciado em História é bastante diversificado. São grandes as oportunidades nos campos clássicos de atuação e em nichos de temas especializados. Além disso, uma das áreas que não se excluirá do mercado de trabalho é a docência e sua prática em diferentes modalidades.
Diferenciais Competitivos
O Curso de SEGUNDA GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA da UniFatecie, tem como principal objetivo a formação de profissionais com habilidades técnicas e científicas, sólido conteúdo cultural e competência para o desempenho histórico, com total capacidade de envolver-se em qualquer área de aplicação da História. Com olhar crítico e análise histórica.
Já como objetivos específicos temos a obrigação de:
- Formar profissionais íntegros e comprometidos com a transformação da comunidade;
- Capacitar o profissional para uma visão crítica e criativa da educação, interagindo com equipes Inter e Multidisciplinares;
- Atuar, integrando-se com os demais Cursos da UniFatecie, na sociedade, através de suas atividades de extensão, de pesquisa e atenção ao indivíduo, família na sua comunidade;
- Atender as necessidades de ensino na graduação, pesquisa e extensão visando garantir a qualidade na formação de recursos humanos de acordo com as políticas institucionais nas áreas de educação vigentes;
- Preparar profissionais que respondam aos novos desafios de mercado impostos pela rápida e constante transformação da sociedade;
- Acompanhar a proliferação das novas tecnologias na educação e dominar as linguagens que destas se configuram no curso de História;
- Preparar profissionais que respondam aos novos desafios da docência impostos pela rápida e constante transformação da sociedade;
- Contribuir para o Ensino das História, criando oportunidades para o reconhecimento e desenvolvimento das aptidões didáticas do aluno, bem como para seu encaminhamento para a Iniciação Científica, para a especialização e para docência;
- Executar atividades de História com habilidade, embasado no conhecimento científico;
- Disponibilizar um curso que prepare o aluno para competir no mercado de trabalho em qualquer região do país;
- Desenvolver e participar da realização de pesquisas no campo das História;
- Incentivar nos discentes as possibilidades de se tornarem cidadãos plenos, com direitos e deveres, posto que a História tem importantes contribuições para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária;
- Desenvolver a flexibilidade para lidar com a diversidade cultural, social e profissional, de modo crítico e inovador.
- Facilitar a compreensão dos processos históricos de formação e desenvolvimento humanos;
- Desenvolver a compreensão das relações contraditórias que permeiam o mundo do trabalho, articulando-as com a formação acadêmica, para promover a inserção crítica na profissão;
- Promover a interdisciplinaridade com o conhecimento histórico, utilizando-se de diversas linguagens e com base nas fontes históricas;
- Alimentar interpretações sobre as noções de processos históricos, mediante múltiplas fontes e linguagens;
- Promover o respeito aos modos de vida de diferentes grupos sociais, nos distintos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo suas semelhanças e diferenças, permanências e mudanças.
Matriz Curricular
INTRODUÇÃO AO CURSO DE HISTÓRIA |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
POVO, CULTURA E RELIGIÃO |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
HISTÓRIA DA AMÉRICA |
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL |
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - SUSTENTABILIDADE |
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA |
TEORIA DA HISTÓRIA |
HISTÓRIA ANTIGA |
HISTÓRIA MEDIEVAL |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO |
HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO |
HISTÓRIA ECÔNOMICA GERAL |
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - INCLUSÃO |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
HISTÓRIA DA ÁFRICA |
HISTÓRIA MODERNA |
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
Entre em contato com o Polo desejado